sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Esperar, esperar, esperar!

Quinta, na igreja nas casas, falamos - mais uma vez - sobre o que significa "negar-se a si mesmo" e a parte sobre esperar em Deus saltou aos meus olhos - ou melhor, aos meus ouvidos!

Até contei uma historinha que ouvi o Joel Osteen contando em uma mensagem dele chamada "You're closer than you think" (Você está mais perto do que pensa). Sua esposa, Victoria, havia perdido um anel de família, que significava muito pra ela. Após vasculhar a casa inteira e não encontrar, Joel já estava convencido de que realmente ela tinha perdido seu anel. Victoria, no entanto, foi incansável e por três anos orou todos os dias agradecendo a Deus pelo dia em que ela iria encontrar seu anel. O próprio Joel falou que durante esse tempo nunca ouviu sua mulher reclamar ou desanimar. Ela só agradecia.

A espera é algo precioso, mas é com certeza uma parte importante do "negar-se a si mesmo". Quando esperamos, precisamos descansar, deixar de ter o controle, confiar, render a nossa vontade... É tão difícil!!!! No mundo imediatista em que vivemos, com microondas e internet banda larga, esperar mais que 3 minutos já é suficiente para tirar qualquer um do sério. Imagine só, três anos ou, até mesmo, trinta!!!!

O fato é que nesse período, desenvolvemos perseverança, fé e confiança. E aí, é inevitável a alusão à gravidez. O período mais complicado dos 9 meses de espera é, com certeza, o oitavo mês. Agora, suponhamos, que uma mulher chegasse ao oitavo mês, mas não tivesse idéia de quando seu bebê fosse nascer. Também vamos supor que a qualquer momento ela pudesse desistir da gravidez. Por causa de tantas dores, cansaço, inchaço nos pés, ela, com certeza, seria grandemente tentada a desistir. O sofrimento é grande e, sem saber, quanto tempo ele vai durar, achamos que a melhor coisa é desistir da idéia. Ainda bem que as grávidas não têm essa escolha - ou muitas seriam privadas do prazer de ter o bebê no seu colo por causa da falta de perseverança.

Depois de ter terminado o primeiro livro da série Katie (comentário interno: Cáaaaaaaaaaaaaaaa! Você precisa leeeeeer... é muuuuuito bom! T-U-D-O!! Lindo demais!!!!), chamado Peculiar Treasures (provavelmente, Tesouros Peculiares, em sua versão para os brasileiros), tive a idéia de fazer o "mural da espera" aqui no blog. É que no livro, elas fazem um mural para o dormitório da universidade que é chamado de "Peculiar Treasures Wall" (Parede dos Tesouros Peculiares). Há fotos das alunas e versículos relacionados ao assunto, bem como outras citações de literários.
Aqui não vai ter muito "fru-fru", mas achei que seria interessante listar alguns versículos que falam sobre a espera. Eu, pelo menos, preciso disso.

Não sei se você está esperando por algo que parece nunca chegar. É como eu disse: "parece". Por mais que sejamos tentados a acreditar que Deus se esqueceu, de que realmente aquilo nunca vai acontecer, a Palavra nos liberta dessa ansiedade com belas verdades que nos fazem prosseguir e crer que o nosso Deus é maravilhosamente fiel. Que ele não nos deixa, não nos esquece, não nos abandona.

Esperar nele é um privilégio.

"Eu, porém, esperarei por melhores tempo, até que minhas lutas acabem" Jó 14:14

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7

"Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente." Salmos 25:3

"Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor."  Salmos 27:14

"Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor." Salmos 31:24

"Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios" Salmos 37:7

"E agora, Senhor, o que posso esperar? A minha esperança está em ti." Salmos 39:7

"Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Salmos 42:5



"Dar-te-ei graças para sempre, porque assim o fizeste; na presença dos teus fiéis, esperarei no teu nome, porque é bom." Salmos 52:9

"Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais." Salmos 71:14

"Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei." Isaías 8:17

"Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, corem e não se cansam, caminham e não se fatigam" Isaías 40:31

"Escutem, vocês que temem o Senhor e obedecem às ordens do seu servo: se o caminho em que andam é escuro, sem nenhum raio de luz, confiem no Senhor, ponham a sua esperança no seu Deus" Isaías 50:10

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera." Isaías 64:4

"A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca." Lamentações 3:24,25



"Temos que aprender a esperar..." (Essa musiquinha é pro Isaac!!!)



4 comentários:

  1. Nuss! Gostei mais ainda desse! Se eu fosse dona uma revista, certamente tu terias uma coluna! Tens que colocar no orkut o endereço, kekas! Teus textos podem abençoar vidas! =]

    ResponderExcluir
  2. Sim, esse anonymous é Camilla! Mas como assim? É a série da Katie, amiga da Chris??? Já tá à venda no Brasil?? Eu querooo! Onde vc comprouu? Uhuuul! Beijo ;**

    ResponderExcluir
  3. Keke, só agora li, mas ficou muito legal o texto e o mural da espera. Muito fera!! Amei alguns versículos em particular... Nossa! muito profundos!! Realmente a Palavra sempre tem algo novo a ministrar em nosso coração, né?! beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Tremendo!!!!!!!! Meditarei neste texto. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir