segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Martela, martela, martela!

Nos últimos meses, apesar das viagens, dei umas boas passeadas em Brasília e acabei andando por lugares onde eu quase nunca passo. E o mais interessante nisso tudo foi me dar conta do tanto de obra que estão fazendo nessa cidade. Impressionante!

Ouvi dizer que no mês de abril o nosso famoso governador vai inaugurar uma obra por dia (pra quem não sabe, essa farra toda não é só por causa do ano eleitoral. Brasília completa seus cinquentinha no dia 21 de abril) e essa história tem deixado os residentes do DF malucos com tanta terra, trator, cones, pistas reduzidas, desvios mal sinalizados, poeira, cimento e tudo o mais que é fruto de uma obra de grande porte.

Dizem que a tal da EPTG vai ficar ótima. Tão criando uma "Linha Verde" por lá que eu até agora nem sei do que se trata. Só sei que já ouvi diversos rumores de que o trânsito pra quem mora por aquelas bandas - e sofre diariamente! - vai dar uma boa melhorada. Mas enquanto a Linha Verde não fica pronta, quem passa por ali deve até se arrepender de morar tão longe. Uma pista que tem umas 4 faixas (ou 5? ou 3?), reduz-se, em alguns trechos, a uma única e apertada faixa ou a uma pista larga, sem divisão no asfalto, cheia de cones ao redor, onde ninguém sabe onde fica sua faixa. Os mais atrapalhados chegam a dançar pela avenida, como diria meu pai.

Ok, Késia. Mas pra que esse relatório de obras do DF????

A verdade é que nós também estamos em obra. A palavra diz:

"tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus" Filipenses 1.6

O Senhor começou sua boa obra em nós e cada dia a aperfeiçoará até que venha aquele o qual temos esperado. Isso significa que, sim, nós estamos em construção.

E construção não é uma coisa fácil. Não seria o máximo ter a "Linha Verde" da EPTG funcionando de um dia pro outro? E o tal metrô da W3?? E a reforma do Departamento de Administração da UnB??? Oooooh maravilha!

Mas não, não é assim que as coisas funcionam. Primeiro, é preciso planejar o que se vai fazer, que melhoria se deseja obter e, então, quebrar, arrancar, destruir, trocar, construir... E dá uma trabalheira! Um desânimo!

Eu mesma não gosto de obras. Me dá uma agonia que eu não sei explicar. Eu adoro chegar num lugar e ver que ele está novinho, bonito, arrumado. Presto atenção nos detalhes de pintura, decoração e acho tudo lindo. Mas ver a obra toda acontecendo não me agrada nenhum pouquinho... E acordar com aquele barulho de furadeira ou martelos quando o vizinho começa a reformar?? Pra mim não tem nada que incomode mais meu sono... Nem o temido ronco! Não gosto, não gosto, não gosto!

E talvez por isso, muitas vezes, eu não tenha muita paciência com a obra que o próprio Deus está realizando dentro de mim. Quero logo tudo pronto, tudo bonito, perfeito, arrumado. Quando alguma coisa quebra, dá errado, não encaixa e é preciso trocar, lixar, eu fico profundamente chateada e demoro pra aceitar. Ah, que bobeira minha! Isso só atrasa a tão temida construção!

A Bíblia também fala sobre vaso e oleiro, certo? Eu não sei nada sobre olaria, nada sobre vasos (tudo o que eu sei é o que vi em Ghost! hehehe), mas imagino que pra fazer um vaso perfeitinho, é preciso todo um cuidado, um trabalho de molde, de aperfeiçoamentos, de paciência e criatividade.

Quantas vezes eu me irrito ou não tenho muita paciência pras "quebradeiras" que Deus tem permitido acontecer na minha vida. Quantas vezes o barulho da martelada, a dor que uma furadeira bem no coração traz me fazem resistir à obra do Senhor em minha vida.

Não deixe seu coração virar um canteiro de obras parado, sem movimento. Permita que o Senhor venha e trabalhe, quebre, molde, melhore. Permita que ele aperfeiçoe a boa obra que já começou em você e deixe-se ser levado por aquele que já tem todo o planejamento, a planta, o orçamento e o cronograma prontinhos para a obra que está sendo realizada em sua vida!

Ah, essa semana tem um post curioso chamado "Confissões do diabo" no blog do Georges. Não é como esses que rolam pela Internet não... Achei muito bom e recomendo a leitura!!

6 comentários:

  1. Oi Kesia,
    Aaaaaaaaaaaaamei o exemplo que deu a respeito de obras, e realmente a maior obra é a que Deus começou em nossas vidas e Ele é fiel para completá-la, somos responsáveis em fazer a escolha a cada dia Dele continuar essa obra. Irei refletir e analisar se existe em minha vida algum canteiro de obra parado.
    Bjs Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Keeeesia, muito interessante sua associação com as obras... enquanto estava em Bsb, vi o quanto o Moiseis meu irmão trabalhou e tem trabalhado duro por essas obras, principalmente com todo o projeto para a linha verde, reuniões e mais reuniões, noites sem dormir com tanta responsabilidade para ver as coisas fluirem, e ele simplismente não para e não descansa enquanto não tem a certeza de que tudo está como deveria estar.
    Na realidade eu acho que não entendemos bem como esse processo é importante para Deus, como o Pai cuidadosamente preparada cada etapa da Sua obra em nós e quando algo emperra, Ele com todo amor prepara um caminho aqui e ali para continuar o que Ele com certeza não desistirá até que chegue no ponto em que todos olharão para cada uma de Suas perfeitas obras e dirão: WoW!!!!! Que lindo, arrumado, pronto, perfeito!!!

    ResponderExcluir
  3. é... estar em obras significa estar no meio de uma bagunça. e assim vc não consegue durmir direito, se alimentar direito, mas precisa buscar a face de Deus direito!
    que seja feita a vontade do Senhor.
    amém (Lala)

    ResponderExcluir
  4. Acho que é por isso que gosto muito de uma frase antiga... acho que é assim: "Eclesia reformata semper reformanda". Igreja reformada, sempre em reforma (ou se reformando). É por aí!
    Abs
    Georges

    ResponderExcluir
  5. Adorei a analogia. Típica da Kekas.

    Nossa, e confesso que ser moldada, quebrada, reconstruída...e todos os sinônimos que cabem ser relacionados, não é fácil. Não mesmo. É um dor profunda, intensa...mas necessária.

    ai, ai

    ResponderExcluir
  6. Késia, que maravilha. Estou crendo e contemplando seu livro: "Na trilha" ou "Estrangeiro em Terra" ou posso ainda sugerir: "Eu, um canteiro de obras". Seja como for, é bom se deleitar nessas suas linhas bem fundamentadas de fé e construídas de inspiração "viva e eficaz". Sua divertida maneira de escrever manifestam a singeleza e força em personalizar Cristo. Você está real. As obras de DEUS são assim... falam. Continue se expressando, você edifica.
    Parabéns!

    ResponderExcluir