Há algumas semanas, num ônibus em São Luís, vi o Senhor me mostrar a riqueza que há nas oportunidades. Muitas vezes, por causa de teimosia, orgulho e independência de Deus simplesmente desprezamos esse tesouro e deixamos a oportunidade pra trás. Aí, já é tarde...
Nasci e morei alguns anos em São Luís, mas nunca tinha reservado um dia (ou uns) pra visitar os pontos turísticos, tirar foto e aprender sobre a história da minha cidade. Desta vez, como levei a Lorena comigo e ela nunca tinha ido ao MA, fizemos tudo isso. E quanta coisa linda eu vi e aprendi!! Foi uma oportunidade de aprendizado e contemplação da beleza histórica da minha terrinha.
Algumas vezes, as oportunidades batem à nossa porta, mas nos deixamos levar pelo que os outros dizem e somos facilmente desencorajados... Logo a oportunidade encontra outra porta pra bater, e é a porta de alguém que abrirá prontamente!
Agora que me formei, tive a oportunidade de continuar na UnB como professora colaboradora. O cargo não é remunerado, mas dá experiência e ensina bastaaaante! Muitos me desencorajaram, dizendo que eu tinha mesmo era que ir embora do Brasil ou passar num concurso desses que pagam alguns milhares ou ainda procurar um "emprego de verdade". O fato é que eu logo entendi que essa era uma oportunidade dada pelo próprio Deus, algo que eu vinha buscando e que Ele me proporcionou. Isso me deu força para prosseguir e não dar ouvidos às muitas opiniões alheias. E o quanto eu não tenho aprendido!! (olha que ainda não deu nenhuma semaninha!)
Mas há também as decisões que fazemos diariamente, coisas triviais, que não mais encaramos como oportunidade. Você decide se vai assistir a um programa inútil ou ler um bom livro; se vai ficar fuçando o orkut alheio ou construindo relacionamentos reais; se vai dormir até meio dia ou acordar cedo e aproveitar o dia; se vai falar mal das pessoas ou orar por elas.
Tudo isso são situações cotidianas. A nossa resposta a elas é que vai definir se acabamos de aproveitar uma ótima oportunidade ou se estamos apenas disperdiçando nosso tempo.
Confesso que não é fácil fazer todas as melhores decisões quando se trata de trivialidades, mas o esforço vale a pena.
Que possamos agarrar as oportunidades que Deus coloca a nossa frente e descobrir um tesouro valioso.